quarta-feira, 28 de abril de 2010

Bolinho de Chuva

Hoje estava estudando para um trabalho sobre culinária regional e turismo, eu vou ficar com o estado de São Paulo, lendo um livro de uma amiga minha me deparei com bolinho de chuva, ai vem momentos de nostalgia lembrando de São Carlos, ou aqui mesmo de anos atrás. resolvi faze-los na mesma hora, por acaso tinha aula de contábeis, mas é detalhe perto de uma experiência assim.

Bolinho de Chuva

Ingredientes:

2 XC de Farinha de trigo
4 CS de açucar
2 CC de fermento
o quanto quiser de banana nanica coratada em cubinhos
1/2 XC de leite
2 ovos

- açúcar e canela em pó para polvilhar
- óleo para fritar

Modo de preparo

1- misture os secos em uma vasilha
2- junte os liquidos
3- mexa até ficar homogeneo
4- acrescente a banana
5- frite uma porção do tamanho de colher de chá por vez até dourar
6- polvilhe ainda quente
7- coma.


Minhas observações:

Antes de mais nada é extremamente rápido de se fazer, quando estiver com fome e um pouco de disposição é A pedida

Quando for fritar use um óleo novo e não deixe ele esquentar muito, ou eles vao dourar por fora e ficar crus por dentro, para ver se esta no ponto pegue e abra, se estiver tudo ok, tá ok, se tiver massa liquida dentro ai não tá ok, obviamente. Ok?

Faz mais sentido comer bolinho de chuva durante a chuva e não num calor de trinta e muitos graus, ao contrário de quentão que é melhor ser tomado num dia frio, noite melhor dizendo.

Os meus queimaram, boa sorte com os seus.

[ escrevi isso ouvindo o jogo Barça 1x0 Inter, ao menos por enquanto]

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Pão na chapa. Com ou sem recheio (Ataque cardíaco leve, moderado ou extremo)

Receita simplória, não?

Ingredientes
- Pão francês
- Manteiga

Modo de preparo.
1- corte o pão separando a parte de cima e de baixo
2- passe manteiga na parte que ficou interna
3- leve à chapa, ou frigideira grande o suficiente para caber as duas metades, já aquecida
4- quando a parte interna estiver quase no ponto desejado passe manteiga na parte externa de cada metade.
5*- coloque algum recheio se desejado em uma metade do pão e cubra com a outra, reduza o fogo e tampe.
6- vire, toste e sirva

O ponto 5 merece uma atenção especial.
Para quem quiser salvar aquele pão amanhecido e apenas come-lo com manteiga pode pular e apenas usufruir dessa boa combinação, sugiro um café forte para acompanhar.

Mas caso se queira um recheio ai é preciso ter tudo cronometrado.
de recheio eu sugiro um ovo na chapa ou queijo e bacon, são os que costumo fazer por serem mais rapidos.

Para o preparo do ovo
1 ovo
gordura para fritar (óleo, azeite, manteiga, margarina, o que desejar, eu prefiro no caso manteiga)

preparo
1- aqueça a gordura (se for manteiga não deixe queimar), quebre o ovo e jogue por cima, se romper a gema
2- vá arrumando a borda do ovo para manter algum formato, ou usar alguma forma, como os lados de uma lata de atum com o fundo vazado
3- quando perceber que o fundo estiver no ponto ( a borda não ira mais vazar e o meio começará a ficar mais consistente) salgue a clara e rompa a gema, espere ela se espalhar e vire o ovo
4- quando o lado virado estiver ok, coloque no pão.

Como dito anteriormente é preciso que se tenha tudo cronometrado, o ideal é que o ovo fique pronto logo antes de virar as metades internas, por que assim que elas forem viradas coloca-se o ovo sobre alguma metade e não se perde nada do calor dele, mantendo-se assim tudo quente.

Para se rechear com bacon e queijo é mais simples, basta pré-fritar o bacon em fatias compridas, com um pouco de alho de preferência, e na hora de virar as metades coloca-las em alguma metade do pão, cobrir com queijo e colocar a outra metade do pão sobre. Eu não recomendo exagerar no queijo, não por questão de saúde -ou nem escreveria esse post-, mas por questão de sabor mesmo.

Bom, é um lanche rápido, em menos de 10 minutos você cata a frigideira e vai comer, excelente para quando se volta da faculdade tarde ou quando se quer ter um ataque cardíaco antes de ficar velho, então o negocio é maneirar. Para desencargo de consciência pode adicionar rodelas de tomate, folhas de rúcula ou qualquer outro vegetal que se queira/goste, esses dois eu acho que ficam bom, o resto é gosto pessoal.

não tem música nesse post

domingo, 18 de abril de 2010

Elói #1 - Dueto de coalho e manga.

Minha primeira invenção registrada nesse blog.

Na quarta feira dia 14/04/2010 a coordenadora do meu curso pediu para que três alunos se apresentassem para um programa de TV dois dias depois. Eu me ofereci.

O prato devia mostrar algo da cozinha regional, o que era um desafio para mim já que não sou lá muito chegado nela. O Piauí se desenvolveu de dentro para fora, digamos, começou com uma colonização por terra, com os criadores de gado se expandindo para o oeste no século XVII ou XVII, com isso temos o menor litoral do Brasil, que foi comprado do Ceará*, ou seja, a culinária regional é baseada em carne, para ser mais preciso em dois tipos de carne, caprino e bovina, com atenção especial à carne de sol, um charque basicamente.

A primeira idéia que me veio à cabeça foi, obviamente, utiliza-las, mas depois mudei minha linha de pensamento, resolvi fazer algo diferente e inusitado, meu primeiro novo pensamento foi um risoto, esse endossado com a ajuda de uma amiga do curso, mas ainda me pareceu bem óbvio e esperado, precisava de algo novo.

Várias idéias surgiram depois, mas a idéia do risoto permanecia na mente, dei um passei no supermercado e me deparei com algumas coisas que me deram idéias, que Eu ainda não havia tido, mas que não parecia ser novidade depois de uma pesquisada na internet, como por exemplo uma geléia de cachaça. Resolvi fazer algo vegetariano, não sou vegan e não gosto dos radicais, mas creio que seja possível se comer uma boa refeição sem usar carnes.

A mesma internet na manha seguinte à uma noite mal dormida me ofereceu um novo ar, com a mesma amiga me indicando um arroz com berinjela. Ok, eu tinha a guarnição me faltava o que guarnecer. Sabe-se lá o por que eu pensei em manga assada e queijo coalho e assim foi.

Segue abaixo o modo de preparo e de servir, a receita do arroz esta no link.

1 manga grande em fase de amadurecimento, ainda verde, mas com tamanho de madura.
3 fatias de queijo coalho cortadas na hora do preparo
um pouco de castanha de caju triturada em grãos médios
um pouco de pimenta do reino
o arroz de berinjela.

Para a manga
1 - corte os lados, retire a casca e leve para assar em forno médio pré-aquecido em forma untada com manteiga
2- quando estiver assada, uns 20 minutos depois, corte três escalopes da manga e passe uma face na pimenta do reino moida.

Para a montagem do prato
1- coloque um pouco de castanha de caju no fundo de uma xícara, coloque arroz por cima, vira a xícara sobre o prato, mas não retire-a ainda, ou vai esfriar o arroz.
2- coloque uma fatia de queijo coalho ao lado da xícara, com um escalope de manga apimentada por cima, coloque outro conjunto de queijo&manga sobre esse formando um leque tendo como centro a xícara com o arroz e repita novamente com a ultima porção
3- coloque um pouco de castanha de caju e de pimenta do reino, ambos polvilhados, na parte vazia para melhorar a apresentação e retire a xícara. Bon Appétit

Minhas observações:
1- usei arroz integral não creio que o resultado tenha sido o melhor possível
2- ficou muito apimentando, segundo alguns, se preferir mistura um pouco de castanha moída e de sal na pimenta para fazer a crosta

dou uma nota 7, a foto coloco depois.

(escrevi esse texto escutando "young" do Kenny Chesney)


ATUALIZAÇÃO
Carlos Rocha diz: *só um pequeno reparo. a parte do litoral em luis correia foi comprada. a de parnaíba já era do Piauí mesmo.


Calzone



Bom, essa receita peguei nesse livro, se encontra na página 238.

Achei estranha a classificação do calzone como um pão, assim como a pizza, usualmente estão na parte de massas, mas esse livro também é meio abrasileirado e devem ter pensando nisso, assim sendo não usam a tradicional divisão internacional entre massas e pastas, ficando na versão brasileira mesmo de colocar tudo como massa. De qualquer forma pizza sempre me pareceu mais um pão do que uma pasta/massa e calzone é basicamente meia pizza recheada coberta com outra metade sem recheio. Feita a devida apresentação vamos à receita.

Calzone

175g de farinha de trigo PENEIRADA
1/4 de colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento solúvel
150 ml de água MORNA
1 colher (sopa) de azeite de oliva

recheio à sua escolha

Modus operandi
(preparando a massa)

1- faça um vulcãozinho com a farinha, o sal e o fermento, misturados
2- adicione numa xícara a água, morna, e o azeite e jogue-os no meio do vulcão
3- sove a massa ate adquirir consistencia elastica, macia e não grudenta
4- deixe descansar em forma de bola por uma hora e meia, aproximadamente

(abrindo a massa, use uma superfície de granito de preferência)

1- polvilhe a área de trabalho com farinha e tenha uma porção à disposição
2- porcione a massa a ser trabalhada, com a receita acima da para fazer dois calzoni (é o plural) legais ou um gigantesco
3- abra a massa, de forma simétrica ao menos (o ideal seria redondo) até ter mais ou menos 0,5 de espessura, ela vai se retrair um pouco e ficar da altura ideal.
4- vire a massa e espalhe um pouco de farinha de trigo, para nao ficar grudenta.
5- recheie metade, como quiser, e cubra com a outra metade, aperte e beirada para nao vazar e faça um furinho para um eventual vapor sair. passe um pouco de molho de tomate sobre eles com um pincel, ou gema de ovo diluída em um pouco de água.

Agora o meu relato, massa sem dificuldade de fazer, mas meu fermento nao devia estar muito bom, a massa não cresceu, era químico, se fosse biológico vale a pena por uma pitada de açúcar para dar um incentivo para o que for que faça a massa crescer.

Tirando isso ficaram quase ok, fiz três, um de mozzarella e tomate com orégano por cima, outro de presunto e mozzarela (com mais orégano) e o último de bacon com mozzarella, mas deu problema esse uúltimo, fui dar uma refogada no bacon antes e o esqueci na panela, na verdade o telefone me prendeu, o bacon queimou e ele teve que ter o nome alterado para carvão e mozzarella... Mas fora isso tava ok.

Eu particularmente dou uma nota 6 para ele, tomando alguns cuidados poderia facilmente chegar no 8, mas enfim atenção na cozinha nunca é demais, fica o lembrete para a próxima vez.

Boa sorte!

(observação, a foto não é minha.)

(escrevi isso escutando "Someday I'll be saturday night" do Bon Jovi

13 meses depois...

Bom, muita coisa mudou nesses treze meses desde que abri esse blog, nem lembrava que ele existia para falar a verdade, relembrei por acaso ao abrir a minha conta do google.

Ok, não foi tanta coisa assim que mudou, continuo o mesmo de longe, mas vamos relevarisso por que esse blog não é exatamente sobre a pessoa Elói e sim sobre o "I wanna be a chef Elói" como diz uma amiga minha.

Nesse período tive algumas curtas experiências em restaurantes que me deram certeza que gostaria de trabalhar com alimentação, mais especificamente gastronomia. Não vou falar sobre isso agora, nem futuramente, provavelmente, basta fazer o registro que foram boas experiências, mesmo sendo curtas.

Nesse período também houve vestibular para Gastronomia aqui em Teresina, o primeiro de uma faculdade particular e o meu segundo, só para constar, perdi o anterior por que cheguei atrasado no portao (ironicamente porque ofereci um almoço para amigos), dessa vez cheguei prontamente meia hora antecipado e fui aprovado.

Agora sou um pré-gastronomo, é um passo adiante nesse negócio de "I wanna be a chef" e eu realmente wanno be a chef. Regsitrarei a partir de hoje tudo que for fazendo nesse caminho, na parte prática, a teórica me perguntem que respondo ou coloco ocasionalmente por aqui.

Bom, chega e papo, o próximo post já terá uma receita.


(escrevi isso escutando "I am a cowboy" de Bon Jovi.