domingo, 30 de maio de 2010

Gnocchi alla gorgonzola

Leia aqui primeiro, é sobre a tradição do Gnocchi della Fortuna.

Bom, a parte literária está lá, vamos à MINHA receita.

Gnocchi
1 kg de batatas cozidas e sem casca
300g de farinha de trigo (ou menos)
1 ovo
sal

Molho de gorgonzola
1 lata de creme de leite
1 colher de sopa bem farta de manteiga
200g de gorgonzola quebrado
leite (opcional)
sal (se necessário)

Modo de Fazer
Gnocchi
1- Com as batatas ainda quentes e ja descascadas, as amasse e junte o ovo, mexa rapidamente até tudo se incorporar.
2- Junte o sal e a farinha de trigo ao poucos, quando tudo ja estiver com uma umidade de um modo trabalhável faça os travesseirinhos de gnocchi. Faça rolinhos com +- 1 cm de diametro e os corte a cada 2 ou 3 cm.
3- Cozinhe em água fervente, até subirem retire com uma escumadeira e reserve,

Molho
1- Derreta a manteiga
2- junte o queijo, derreta-o
3- junte o creme de leite, se achar muito espesso use leite e corrija o sal, caso contrario sirva assim mesmo

Dica:
O gnocchi fica melhor com a menor quantidade possível de farinha, quanto mais tiver, mais pesado ele ficará, demorará mais para cozinhar e terá sabor de farinha. É melhor usar bem menos farinha, apenas para absorver o excesso de umidade, e moldar o gnocchi com a ajuda de duas colheres de chá, depois passe sobre uma mesa coberta de farinha, ela manterá a forma da massa e ao ser cozida ira embora praticamente.

(Escrevi isso enquanto escutava That Certain Female de Charlie Feathere)

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Hamburguer de preguiçoso, ou Almost Half Pound Hamburguer

Bom, Mea Maxima Culpa assumo fui para a cozinha com preguiça e com fome, não é uma combinação boa para o paladar, apesar de o estômago não se importar com isso. [lucy]lalala
lalala
blá blá  blá
caixa de fósforo
bolinho de chuva
=D fim!
[/lucy]

Pensei em algo rápido, fast food, hamburguer, ligação feita, vamos ao procedimento

um pouco mais de 150 g de carne moida (usei patinho)
1/2 cebola pequena em cubinhos
um pouco de mozzarela (não mensurei, mas acho que foram uns 50g)
um pouco de presento  (não mensurei, mas acho que foram uns 50g, também)
sal, pimenta do reino

Misture a carne com o sal e a pimenta do reino moída, separe em duas porções, meio a meio. Verifique se forma um bolo sólido, sem partes se soltando, caso fique assim meio molenga vá colocando farinha de rosca ou de trigo ate chegar no ponto certo, usei uma farinha bem fina, peneirada de preferência.

Abra metade da massa ate ficar com +- 1 cm de espessura, coloque seu recheio dentro e cubra com a outra metade, centralize o recheio, ou ele vazará, o hamburguer encolhe quando frito. De uma verificada nas bordas para ver se tá tudo ok e frite com pouca gordura. Quando estiver frito de um lado, vire e frite do outro e sirva do jeito que quiser, ele ficará bem alto.

Eu (me) servi usando meio pão como base e algumas folhas de alface  rasgadas e temperadas com shoyo, ficou bom, meio cru de sabor, mas bom, da próxima dou uma aprofundada nisso.

[Escrevi ouvindo Under the Bridge do Red Hot Chilli Peppers (novamente eu creio) e Lucy Raiane dela mesma (não, não estava atrapalhando)]

PS.: O nome quarteirão viria de um quarto de libra (1 lb = 453g, 1/4 = 113g, valores aproximados), como esse sanduiche tem quase 200 gramas de carne ele merece ser quase promovido à metade.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Sobres "Las Tapas"

Bom dia, caro leitor. Hoje não vou falar exatamente sobre alguma receita e sim sobre um trabalho que apresentei na faculdade.

A minha professora de história de gastronomia havia sugerido no começo do ano uma feira falando sobre as influências da gastronomia do Brasil, nisso estudaríamos a culinária dos indígenas, portugueses, africanos e de outros imigrantes. Gostei do assunto, queria ter pego o grupo dos imigrantes e peguei-o.

Conversando sobre isso com o grupo chegamos ao consenso de estudar os cinco principais grupos imigratórios,  italianos, alemães, espanhóis, sírio-libaneses e japoneses.

A feira foi dividida em duas partes, uma teórica e expositiva em sala de aula, no qual cada grupo teve uma meia hora para expor as contribuições de seus temas, uma coisa bem complicada no meu caso, mas acho que consegui me virar bem.

Na parte legal da coisa, leia-se comida, tiramos os imigrantes alemães, éramos apenas 10 pessoas para quatro subgrupos e montar um Apfelstrudel não é lá a coisa mais simples para quem não tem experiência, ainda vou fazer e colocarei aqui.

Sobraram então os italianos, espanhóis, orientais e árabes. Minha sorte foi ter morado no interior de São Paulo e ter tido contato com orientais e árabes fora de casa, dentro já tinha o sangue dos europeus e as comidas da minha mãe, então deixei todo mundo se organizar com o que se sentissem mais a vontade e eu ficaria com o que sobrasse, que foram os espanhóis mesmo.

Eu sabia que no dia as coisas iam ser bem corridas, então optei por algo simples e rápido de fazer ou nao teria como ajudar a preparar o macarrão e os molhos, talvez o kibe e tals, não foi preciso me meter na cozinha árabe, só na parte italiana, mas sem problema.

Então finalmente chegamos as tapas.

Não, ninguém apanhou no festival. As Tapas são, basicamente, qualquer petisco servido entre as refeições, variam de acordo com a região Espanha, podem ser simples ou bem elaboradas, as vezes são de graça para quem esta bebendo no bar inclusive.

Para a feira resolvi fazer uma mini porção de Banderillas e uma fatia de salame sobre um pedaço de pão com alguma conserva acima. Os espanhóis adoram conservas e embutidos, como não tinha recurso$ para um autêntico jamón o jeito foi me virar com salame.

Mas acho que todo mundo gostou, não estou falando pelo que realmente falaram, mas sim por ter vendido tudo e pelas vasilhas voltarem vazias, em sua maioria, isso sim é sinônimo de terem gostado.

Segue abaixo a receita da Banderilla

Para cada porção você vai precisar de

1 espeto de madeira
2  picles pequenos
1 cebolinha em conserva
2 azeitonas, sem caroço
1 pedaço de cenoura em conserva
1 pimenta em conserva, sem sementes

Modo de preparo, vai enfiando tudo no espeto e ta pronto, obviamente faça de maneira harmônica, por exemplo no caso acima picles, azeitona, cenoura, pimenta, cebolinha, azeitona, picles. Feito.

Eu coloquei nos meus apenas picles, azeitona, cenoura, cebolinha e alguma outra conserva que não faço idéia do que seja, uma porção de cada, em cada espeto consegui montar três mini Banderillas.

Eu gosto de conservas, então gostei, quem não gosta obviamente não gostará.

(Estou escutando Under the Bridge do Red Hot Chili Peppers)

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Virado de Feijão

Semana passada tive um seminário sobre culinária do sudeste, peguei o estado de São Paulo, acho que já comentei isso na postagem do bolinho de chuva. (update: sim, comentei), então, outro prato que servi junto foi o Virado de Feijão, coisa bem bandeirante mesmo. Eu não sou fã de feijão, definitivamente, mas nao podia ignorar a contribuição deles.

O Virado de Feijao é um acompanhamento para o Virado Paulista, que farei alguma dia talvez, mas quem não quiser esperar pode ver a receita aqui, só ignore a parte do Tutu de feijao, com o virado fica muito melhor, e com o meu melhor ainda [/soberba], exceto para o seu coração.

Ingredientes

Feijao roxo ou mulatinho cozido e com caldo abundante
Farinha de milho, mas pode ser mandioca
Gordura de porco, tipo para torresmo, meio kilo
2 Linguiças defumada, com +- 20 cm de comprimento, cortada em cubos
1 Cebola, cortada em cubos
1 Pimentão verde, em tiras
Louro, duas folhas
Pimenta e sal

Modo de fazer

Derreta uma parte da gordura para soltar a gordura, use uma panela de fundo grosso de preferncia, mexa a carne lá até soltar gordura suficiente para reforgar a linguiça. Quando a obter tire os pedaços de gordura, corte em cubos de 1 cm de aresta se preciso e termine de fritar em outra panela, para fazer o torresmo.

Na panela com a gordura junte a cebola e quando dourar a linguiça, o pimentao e o louro. Quando estiverem ok coloque o feijão, umas 3 conchas grandes devem bastar, e a farinha para absorver o caldo, vá regulando essa mistura farinha & feijão ate obter a textura de um pirão grosso, se for servir na hora ou mais mole se for servir depois de um tempo.

E o torresmo? Bom, se for servir só o Virado de Feijao coloque ele no meio, ora, se for fazer o Virado a Paulista sirva separado. Uma dica, coloque meia dose de cachaça na panela do torresmo quando ele estiver quase pronto, a pele vai estourar e ficar muito mais crocante

Bom, como disse, não sou fã de feijão, mas esse troço é bão. No trabalho não deu para quem quis, mesmo sendo feio e tals..

(Mesmo sendo uma receita bem antiga e caipira to escutando It's so easy do Guns n' roses, sim, hoje é dia deles)

Chicken n' Cheese

Que porcaria é essa, né?

Bom, essa semana vou atualizar bastante isso aqui, estava usando frango para uma outra atualização que vem já já, como comprei uma bandeja com dois peitos e só precisava de um então usei o outro para fazer o meu almoço, bem simples, mas gostei do resultado.

Ingredientes
1 peito de frango grande
1 colher de requeijão
algumas rodelas de cebola
sal e pimenta
gordura para fritar (óleo, manteiga, margarina ou melhor ainda, uma frigideira anti-aderente)

Modo de Fazer:
Abra o peito de frango no meio, partindo da parte estreita para a parte ampla, mas não vá até o final separando as partes, ok?
Dê uma temperada se o peito for muito alto, (cada metade com mais de 2cm) mas não exagere, espalhe o requeijão e a cebola. Feche. Tempere por cima e por baixo, tomando cuidado para não exagerar se já o fez por dentro.
Leve para a Frigideira quente e devidamente preparada, deixe fritar ate dourar um lado, vire e frite o outro, sirva em seguida.

Bom, o meu deu certo, coisa bem simples de fazer e rápido. só coloquei aqui por que fiquei de colocar tudo que eu cozinhasse, estou devendo algumas coisas, mas já já colocarei.
Ah, o nome é só por causa da aliteração mesmo, em português não teria a mesma graça.

(Estou escutando Sex Action de Guns n' Roses mas cantado por L.A. Guns)
(Sim, o n' do nome foi inspirado na banda)