quarta-feira, 30 de junho de 2010

Fettuccine, Bechamel & Bacon.

Antes de mais nada, tô com preguiça de escrever, falei para a minha namorada escrever, só to colando, só fiz a parte da receita e isso. Se você quiser escrever aqui também é só marcar, deixa algum comentário falando sobre o que você quer que cozinhe e depois marco o dia. Sim, agora só cozinho se escreverem o texto.


Bom, tudo começou no dia 7 de abril de 2009... foi quando conheci o "I wanna be a chef" que fez esse blog... u,u* Ele acha que sabe tudo de cozinha, mas como eu tinha gostado dele, relevei... u,u Depois de seis meses ele me chutou, mas depois de outros seis meses milagrosamente descobriu que sou a tampa da panela dele. Sim, sou viciante. =D E ele precisa de alguém que o ature, e eduque. Esse alguém teve que ser eu. Karma, já ouviu falar?

Então, mas essa história é outra... hoje fui convocada pra falar do macarrão-que-não-sei-o-nome que eu comi hoje. =D Um belo dia eu estava na casa do chef Elói e sofria de um mal chamado fome. Acho que era hora de almoço, mas tava demorando a sair... Então ele disse que faria algo pra mim, rápido e gostoso. Até então eu não havia tido contatos maiores com o tal do Bacon... Bom, não foi tão rápido, mas estava gostoso. Era o tipo de comida “meio fácil” e ótima quando se está com fome.

Resumindo, quando voltamos (essa é a segunda tentativa, acho que dessa vez ele agüenta uns 7 meses... =D) eu voltei a pensar no tal macarrão... até havia tentado fazê-lo sem sucesso... o leite ferveu... e a panela sujou toda... além do mais a farinha queimou... ficou tosco... hahaha! Então hoje, como eu não tinha comido nada de útil e estou com suspeita de “raiva” e posso morrer a qualquer momento (inclusive tive tremedeira, deve ser a doença afetando meu sistema nervoso) ele se sensibilizou e se prontificou a fazer o macarrone pra mim... u,u*

Claro que eu tive que desembolsar, né? Não tenho sorte de arrumar namorado rico e fino, os dois ao mesmo tempo... =/ Fazer o que? O fato é, comi, depois tive uns ataques de riso, acho que ele pôs alguma droga no macarrão... até agora to tremendo... mas acho que deve ser da mordida do gato que deve ter me passado raiva.. Espero estar viva pra vê-lo (o namorado, não o gato) cozinhar direito algum dia. =D


Receita:

A receita é feita em três processos separados, darei-os assim.

Fettuccine:
500 grs
sal
Cozinhe al dente, não tem segredos.

Bacon:
0,6 kg
dois ou três dentes de alho.
1- Corte-os em cubos pequenos
2- Frite-os, use um fio de óleo ou mexa até sair gordura suficiente para que eles não grudem na panela, junto com dois dentes de alho.








Molho Bechamel:
1 cebola cortada em cubos, não muito pequenos
2 colheres bem cheias de manteiga, e a mesma quantia de farinha de trigo peneirada
1 litro de leite
sal e pimenta
1- derreta a manteiga
2- doure a cebola
3- junte a farinha, e deixe fritar por 4 minutos no maximo
4- incorpore o leite, misture bem
5- tempere, deixe cozinhar por uns 10 minutos em fogo baixo, mexendo sempre
6- corrija os temperos, se estiver muito grosso coloque um pouco de leite, corrija novamente. Peneire antes de servir.

Montagem do prato.

1- uma porção de macarrão
2- uma concha de molho por cima
3- uma porção de bacon salpicado por cima.

[Escrevi isso ouvindo Undivided do bon jovi. Sim, esqueci de tirar foto do molho pronto]

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Kibe

"Kibe?!" foi assim que a minha namorada ontem reagiu quando soube qual seria o menu do dia seguinte. Não entendi o motivo da estranheza, kibe é um prato que sempre me foi bem familiar, mas depois fiz um retrospecto e realmente não me lembrei um único dia em que tenha sido servido kibe em alguma refeição em casa de amigos. Agora ofereço a chance voces (caso mais de uma pessoa leia isso) fazerem isso para os seu amigos.

Ingredientes
800 gramas de carne moída
500 gramas de farinha para trigo seca
2 cebolas médias em cubos pequenos
2 tomates sem pele e sem semente idem
1 XC de hortelã, só as folhas bem picadas, ças não comprensadas.
pimenta do reino moída e sal, o quanto bastem.
Recheio (usei um copo de requijão) caso queira.

Preparo

1- deixe o trigo em uma vasilha bem grande de molho por no minimo uma hora, deixei de um dia para o outro porque tenho preguiça de fazer no dia.
















2- misture todos os ingredientes, lembre- se de deixar tudo bem picado.

3- Escolha a maneira de preparar o kibe. Eu fiz assado e cru, nesse caso já estaria pronto, mas eu prefiro dar uma reforçada na carne nesse caso.

4- Para fazer assado é só untar uma forma com manteiga, colocar duas camadas da massa do kibe intercaladas com uma de um eventual recheio e levar para assar.

Camadas intercaladas com o recheio
5- Para faze-lo frito é só espalmar uma camada de massa, rechear e fechar a massa sobre a palma da mão. Fritar em óleo quente.

6- Servir com azeite e limão, para o kibe cru além destes um pão árabe ou alguma massa de trigo fina e leve para servir apenas de base.
Versões Assada e Crua.

Ficou bom, o requeijão tirou um pouco do sal e da pimenta, mas eu prefiro assim.

Escrevi esse post escutando alguma batucada folk sobre boi na UFPI.