quarta-feira, 23 de junho de 2010

Kibe

"Kibe?!" foi assim que a minha namorada ontem reagiu quando soube qual seria o menu do dia seguinte. Não entendi o motivo da estranheza, kibe é um prato que sempre me foi bem familiar, mas depois fiz um retrospecto e realmente não me lembrei um único dia em que tenha sido servido kibe em alguma refeição em casa de amigos. Agora ofereço a chance voces (caso mais de uma pessoa leia isso) fazerem isso para os seu amigos.

Ingredientes
800 gramas de carne moída
500 gramas de farinha para trigo seca
2 cebolas médias em cubos pequenos
2 tomates sem pele e sem semente idem
1 XC de hortelã, só as folhas bem picadas, ças não comprensadas.
pimenta do reino moída e sal, o quanto bastem.
Recheio (usei um copo de requijão) caso queira.

Preparo

1- deixe o trigo em uma vasilha bem grande de molho por no minimo uma hora, deixei de um dia para o outro porque tenho preguiça de fazer no dia.
















2- misture todos os ingredientes, lembre- se de deixar tudo bem picado.

3- Escolha a maneira de preparar o kibe. Eu fiz assado e cru, nesse caso já estaria pronto, mas eu prefiro dar uma reforçada na carne nesse caso.

4- Para fazer assado é só untar uma forma com manteiga, colocar duas camadas da massa do kibe intercaladas com uma de um eventual recheio e levar para assar.

Camadas intercaladas com o recheio
5- Para faze-lo frito é só espalmar uma camada de massa, rechear e fechar a massa sobre a palma da mão. Fritar em óleo quente.

6- Servir com azeite e limão, para o kibe cru além destes um pão árabe ou alguma massa de trigo fina e leve para servir apenas de base.
Versões Assada e Crua.

Ficou bom, o requeijão tirou um pouco do sal e da pimenta, mas eu prefiro assim.

Escrevi esse post escutando alguma batucada folk sobre boi na UFPI.

2 comentários:

  1. Vc não pôs a foto da batucada... =D Enfim, do cru eu não provei, cisticercose ainda é uma doença de relevantes complicações, mas o assado estava ótimo! Ass: a namorada.

    ResponderExcluir
  2. eu vou favoritar esse teu blog... atualize! seu incompetente!

    ResponderExcluir