domingo, 18 de abril de 2010

Elói #1 - Dueto de coalho e manga.

Minha primeira invenção registrada nesse blog.

Na quarta feira dia 14/04/2010 a coordenadora do meu curso pediu para que três alunos se apresentassem para um programa de TV dois dias depois. Eu me ofereci.

O prato devia mostrar algo da cozinha regional, o que era um desafio para mim já que não sou lá muito chegado nela. O Piauí se desenvolveu de dentro para fora, digamos, começou com uma colonização por terra, com os criadores de gado se expandindo para o oeste no século XVII ou XVII, com isso temos o menor litoral do Brasil, que foi comprado do Ceará*, ou seja, a culinária regional é baseada em carne, para ser mais preciso em dois tipos de carne, caprino e bovina, com atenção especial à carne de sol, um charque basicamente.

A primeira idéia que me veio à cabeça foi, obviamente, utiliza-las, mas depois mudei minha linha de pensamento, resolvi fazer algo diferente e inusitado, meu primeiro novo pensamento foi um risoto, esse endossado com a ajuda de uma amiga do curso, mas ainda me pareceu bem óbvio e esperado, precisava de algo novo.

Várias idéias surgiram depois, mas a idéia do risoto permanecia na mente, dei um passei no supermercado e me deparei com algumas coisas que me deram idéias, que Eu ainda não havia tido, mas que não parecia ser novidade depois de uma pesquisada na internet, como por exemplo uma geléia de cachaça. Resolvi fazer algo vegetariano, não sou vegan e não gosto dos radicais, mas creio que seja possível se comer uma boa refeição sem usar carnes.

A mesma internet na manha seguinte à uma noite mal dormida me ofereceu um novo ar, com a mesma amiga me indicando um arroz com berinjela. Ok, eu tinha a guarnição me faltava o que guarnecer. Sabe-se lá o por que eu pensei em manga assada e queijo coalho e assim foi.

Segue abaixo o modo de preparo e de servir, a receita do arroz esta no link.

1 manga grande em fase de amadurecimento, ainda verde, mas com tamanho de madura.
3 fatias de queijo coalho cortadas na hora do preparo
um pouco de castanha de caju triturada em grãos médios
um pouco de pimenta do reino
o arroz de berinjela.

Para a manga
1 - corte os lados, retire a casca e leve para assar em forno médio pré-aquecido em forma untada com manteiga
2- quando estiver assada, uns 20 minutos depois, corte três escalopes da manga e passe uma face na pimenta do reino moida.

Para a montagem do prato
1- coloque um pouco de castanha de caju no fundo de uma xícara, coloque arroz por cima, vira a xícara sobre o prato, mas não retire-a ainda, ou vai esfriar o arroz.
2- coloque uma fatia de queijo coalho ao lado da xícara, com um escalope de manga apimentada por cima, coloque outro conjunto de queijo&manga sobre esse formando um leque tendo como centro a xícara com o arroz e repita novamente com a ultima porção
3- coloque um pouco de castanha de caju e de pimenta do reino, ambos polvilhados, na parte vazia para melhorar a apresentação e retire a xícara. Bon Appétit

Minhas observações:
1- usei arroz integral não creio que o resultado tenha sido o melhor possível
2- ficou muito apimentando, segundo alguns, se preferir mistura um pouco de castanha moída e de sal na pimenta para fazer a crosta

dou uma nota 7, a foto coloco depois.

(escrevi esse texto escutando "young" do Kenny Chesney)


ATUALIZAÇÃO
Carlos Rocha diz: *só um pequeno reparo. a parte do litoral em luis correia foi comprada. a de parnaíba já era do Piauí mesmo.


Um comentário:

  1. =D

    Tô tão feliz porque vc tá compartilhando coisinhas da sua mesa em um blogspot! =*****

    Sucesso meu querido Cheff!

    ResponderExcluir