domingo, 18 de abril de 2010

Calzone



Bom, essa receita peguei nesse livro, se encontra na página 238.

Achei estranha a classificação do calzone como um pão, assim como a pizza, usualmente estão na parte de massas, mas esse livro também é meio abrasileirado e devem ter pensando nisso, assim sendo não usam a tradicional divisão internacional entre massas e pastas, ficando na versão brasileira mesmo de colocar tudo como massa. De qualquer forma pizza sempre me pareceu mais um pão do que uma pasta/massa e calzone é basicamente meia pizza recheada coberta com outra metade sem recheio. Feita a devida apresentação vamos à receita.

Calzone

175g de farinha de trigo PENEIRADA
1/4 de colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento solúvel
150 ml de água MORNA
1 colher (sopa) de azeite de oliva

recheio à sua escolha

Modus operandi
(preparando a massa)

1- faça um vulcãozinho com a farinha, o sal e o fermento, misturados
2- adicione numa xícara a água, morna, e o azeite e jogue-os no meio do vulcão
3- sove a massa ate adquirir consistencia elastica, macia e não grudenta
4- deixe descansar em forma de bola por uma hora e meia, aproximadamente

(abrindo a massa, use uma superfície de granito de preferência)

1- polvilhe a área de trabalho com farinha e tenha uma porção à disposição
2- porcione a massa a ser trabalhada, com a receita acima da para fazer dois calzoni (é o plural) legais ou um gigantesco
3- abra a massa, de forma simétrica ao menos (o ideal seria redondo) até ter mais ou menos 0,5 de espessura, ela vai se retrair um pouco e ficar da altura ideal.
4- vire a massa e espalhe um pouco de farinha de trigo, para nao ficar grudenta.
5- recheie metade, como quiser, e cubra com a outra metade, aperte e beirada para nao vazar e faça um furinho para um eventual vapor sair. passe um pouco de molho de tomate sobre eles com um pincel, ou gema de ovo diluída em um pouco de água.

Agora o meu relato, massa sem dificuldade de fazer, mas meu fermento nao devia estar muito bom, a massa não cresceu, era químico, se fosse biológico vale a pena por uma pitada de açúcar para dar um incentivo para o que for que faça a massa crescer.

Tirando isso ficaram quase ok, fiz três, um de mozzarella e tomate com orégano por cima, outro de presunto e mozzarela (com mais orégano) e o último de bacon com mozzarella, mas deu problema esse uúltimo, fui dar uma refogada no bacon antes e o esqueci na panela, na verdade o telefone me prendeu, o bacon queimou e ele teve que ter o nome alterado para carvão e mozzarella... Mas fora isso tava ok.

Eu particularmente dou uma nota 6 para ele, tomando alguns cuidados poderia facilmente chegar no 8, mas enfim atenção na cozinha nunca é demais, fica o lembrete para a próxima vez.

Boa sorte!

(observação, a foto não é minha.)

(escrevi isso escutando "Someday I'll be saturday night" do Bon Jovi

Nenhum comentário:

Postar um comentário