segunda-feira, 10 de maio de 2010

Virado de Feijão

Semana passada tive um seminário sobre culinária do sudeste, peguei o estado de São Paulo, acho que já comentei isso na postagem do bolinho de chuva. (update: sim, comentei), então, outro prato que servi junto foi o Virado de Feijão, coisa bem bandeirante mesmo. Eu não sou fã de feijão, definitivamente, mas nao podia ignorar a contribuição deles.

O Virado de Feijao é um acompanhamento para o Virado Paulista, que farei alguma dia talvez, mas quem não quiser esperar pode ver a receita aqui, só ignore a parte do Tutu de feijao, com o virado fica muito melhor, e com o meu melhor ainda [/soberba], exceto para o seu coração.

Ingredientes

Feijao roxo ou mulatinho cozido e com caldo abundante
Farinha de milho, mas pode ser mandioca
Gordura de porco, tipo para torresmo, meio kilo
2 Linguiças defumada, com +- 20 cm de comprimento, cortada em cubos
1 Cebola, cortada em cubos
1 Pimentão verde, em tiras
Louro, duas folhas
Pimenta e sal

Modo de fazer

Derreta uma parte da gordura para soltar a gordura, use uma panela de fundo grosso de preferncia, mexa a carne lá até soltar gordura suficiente para reforgar a linguiça. Quando a obter tire os pedaços de gordura, corte em cubos de 1 cm de aresta se preciso e termine de fritar em outra panela, para fazer o torresmo.

Na panela com a gordura junte a cebola e quando dourar a linguiça, o pimentao e o louro. Quando estiverem ok coloque o feijão, umas 3 conchas grandes devem bastar, e a farinha para absorver o caldo, vá regulando essa mistura farinha & feijão ate obter a textura de um pirão grosso, se for servir na hora ou mais mole se for servir depois de um tempo.

E o torresmo? Bom, se for servir só o Virado de Feijao coloque ele no meio, ora, se for fazer o Virado a Paulista sirva separado. Uma dica, coloque meia dose de cachaça na panela do torresmo quando ele estiver quase pronto, a pele vai estourar e ficar muito mais crocante

Bom, como disse, não sou fã de feijão, mas esse troço é bão. No trabalho não deu para quem quis, mesmo sendo feio e tals..

(Mesmo sendo uma receita bem antiga e caipira to escutando It's so easy do Guns n' roses, sim, hoje é dia deles)

Nenhum comentário:

Postar um comentário